3.1 Comunidade Virtual de Aprendizagem, Estágio e Aprendizagem Experiencial
De acordo com Zabalza (2014) o acesso ao conhecimento pode ocorrer por meio da experiência concreta e da experiência mental, sendo essa segunda caracterizada pela construção de conceitos e ideias abstratas a partir das fontes de informação as quais o aprendiz tem acesso ou mesmo por sua própria especulação. Sendo assim, entende-se que, pelas características de uma Comunidade Virtual de Aprendizagem, conforme destacadas pelos autores pesquisados, esta possa ser um meio viável para a socialização das experiências vivenciadas pelos estudantes nos respectivos campos de estágio, que são amplos e diversificados para qualquer especialidade profissional, ainda que as oportunidades de estágio possam ser restritas.
Cabe ressaltar também que, de acordo com Zabalza (2014, p. 183), o estágio fundamentado na reflexão considera o exercício profissional como “um conhecimento em ação e não um conhecimento acadêmico”, cabendo aos profissionais dar sentido e organizar as situações “variáveis e pouco definidas” com as quais lidam, de modo que possam saber como proceder sempre que elas ocorram. Nesse sentido, a troca de experiências proporcionada por meio de uma Comunidade Virtual de Aprendizagem pode contribuir para que os futuros profissionais antecipem situações com as quais poderão se deparar ao longo de suas trajetórias, contribuindo assim com a sua formação.
Tendo por base essa concepção de aprendizagem, o Guia propõe em sua versão original*, concebida na plataforma Moodle, o uso de duas ferramentas no intuito de promover a interação entre os estudantes e entre estes e seus professores para a construção desse conhecimento coletivo.
FÓRUM - O fórum permite a realização de discussões assíncronas, ou seja, em que a interação entre os participantes ocorrem em momentos distintos. O Moodle possibilita a configuração de cinco diferentes tipos de fórum. Para essa atividade foi escolhido o fórum padrão exibido em um formato de blog, no qual qualquer pessoa pode iniciar uma nova discussão a qualquer momento, e os tópicos de discussão são exibidos em uma página com links “Responder a este tópico”. Essa configuração foi a selecionada por se entender que se ajusta melhor a proposta pedagógica de uma Comunidade Virtual de Aprendizagem, uma vez que permite a cada indivíduo escolher em qual discussão pretende participar segundo suas habilidades e necessidades. Para participar, acesse o fórum, inicie uma nova discussão ou dê sua contribuição em uma já existente.
CHAT - O chat permite que os participantes possam conversar em tempo real, ou seja, de modo síncrono, normalmente em dia e horário preestabelecidos, como uma atividade única ou repetida na mesma hora todos os dias ou todas as semanas.
* disponível em educapes.capes.gov.br/handle/capes/705640