APRESENTAÇÃO
O estágio supervisionado é uma prática importante para a consolidação da formação profissional, pois é uma oportunidade para que o estudante aplique seus conhecimentos em situações reais de trabalho, por isso deve ser realizado sempre que possível, mesmo que não seja obrigatório para a conclusão do curso técnico. Sendo assim, o Guia do Estágio Supervisionado pretende instruir os estudantes e demais interessados sobre a importância do estágio enquanto situação específica de aprendizagem, bem como sobre os procedimentos administrativos necessários, de modo a possibilitar o melhor aproveitamento das vagas ofertadas pelo mercado de trabalho. Seu conteúdo encontra-se distribuído em três partes, além do apêndice e anexos, conforme descrito a seguir.
A primeira parte, intitulada O Estágio Supervisionado, de cunho mais prático, apresenta uma visão geral do estágio de estudantes sob a ótica da Lei nº 11.788/2008, que regulamenta o tema, enfatizando os atores envolvidos, seus direitos e obrigações, bem como os procedimentos para procura de vagas, formalização e realização do estágio.
A segunda parte, O Estágio como Situação de Aprendizagem, de cunho teórico, destaca a importância do reconhecimento do estágio como uma situação específica de aprendizagem. Nela são abordadas a aprendizagem experiencial, forma de aprendizagem associada ao estágio, e os objetivos do estágio traçados pela Lei nº 11.788/2008, ou seja, aprendizado de competências profissionais, contextualização curricular e cidadania. Trata-se de temas complexos abordados de modo sucinto e por isso são indicadas leituras complementares para aqueles que desejarem um conhecimento mais profundo a respeito.
A terceira parte, Comunidade Virtual de Aprendizagem, busca trazer uma dinâmica ao Guia, oportunizando aos envolvidos no processo de estágio partilharem suas experiências, dúvidas e contribuições para a construção coletiva do conhecimento conforme suas áreas de interesse, potencializando a formação profissional e experiência acadêmica dos estudantes.
O Guia destina-se a um público bastante amplo e diversificado (estudantes, professores e concedentes de estágio) por isso é natural que algumas partes tornem-se mais atrativas para uns e menos atrativas para outros. Desse modo, a sugestão é que você navegue pelo conteúdo, acesse os links, pois trazem informações e materiais complementares e dedique uma leitura mais atenta ao que considerar mais relevante para o seu caso específico, muito embora seja recomendável a leitura do material como um todo, que não é muito extenso, ainda que possa parecer num primeiro momento. Caso você seja membro da equipe docente, recomenda-se ler o apêndice “Sobre o Guia do Estágio Supervisionado” para conhecer detalhadamente a proposta pedagógica deste produto educacional.
Boa Leitura.