4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ambas as modalidades de estágio tem os mesmos objetivos pedagógicos, diferindo apenas na obrigatoriedade da realização pelos estudantes no caso dos estágios obrigatórios e na obrigatoriedade do pagamento de bolsa (ou outra forma de contraprestação previamente acordada) e demais direitos pecuniários pelas concedentes no caso dos estágios não obrigatórios. Quanto às efetivas contribuições dos estágios supervisionados para a formação dos estudantes, serão proporcionais a qualidade das atividades realizadas e da supervisão recebida no campo de estágio e da orientação na instituição de ensino, bem como da motivação do estudante para o aprendizado, pois segundo Moreira (2010) uma importante condição para que ocorra uma aprendizagem significativa é que o aprendiz queira relacionar os novos conhecimentos, de forma não-arbitrária e não literal, a seus conhecimentos prévios, ou seja, estar predisposto a aprender. Sendo assim, este material pretende contribuir com essa motivação ao esclarecer os estudantes sobre o processo de realização do estágio e possíveis contribuições para a sua formação humana e profissional.